Perfil do profissional a ser formado:
O professor de Matemática, precisa ser um profissional com grande competência para formular questões que estimulem a reflexão de seus alunos, que possua sensibilidade para apreciar a originalidade e a diversidade na elaboração de hipóteses e de proposições de soluções aos problemas.
Além disso, necessita ser capaz de criar ambientes e situações de aprendizagem matematicamente rica. Também terá que possuir uma ampla capacidade para dar resposta ao imprevisto e para desenhar modelos que se adaptem às incertas e mutantes condições de aprendizagem que ocorrem nas aulas de Matemática.
Deve ainda ser capaz de instigar a curiosidade de seus alunos para os tópicos trabalhados em sala de aula, através de situações problemas que introduzam o conteúdo e permitam, aos mesmos, a livre investigação, com a criação de hipóteses, formulação de abordagens diversas, abstrações e generalizações.
Sobre o curso:
Carga horária total: 3930 h.
Carga horária de componentes curriculares obrigatórios: 2400 h.
Carga horária de componentes curriculares optativos: 90 h.
Tempo médio de integralização curricular (Vespertino): 4 anos, 8 semestres.
Tempo máximo de integralização curricular (Vespertino): 6 anos, 12 semestres.
Tempo médio de integralização curricular (Noturno): 4,5 anos, 9 semestres.
Tempo máximo de integralização curricular (Noturno): 7 anos, 14 semestres.
Número de vagas por semestre/ano: 30 vagas por semestre, 60 vagas por ano.
Turnos de funcionamento: Vespertino, noturno.
Número máximo de alunos por turma: 50.
Sistema: Créditos com matrícula semestral.
Forma de Ingresso no Curso: ENEM/SISU.
Trabalho de Conclusão de Curso: Monografia e Artigo Científico; 120 h.
Estágio Curricular Obrigatório:
Número de componentes de estágio: 2.
Número total de horas de estágio: 420h.
Atividades Acadêmicas Complementares (AAC): 210h.
Objetivos do curso:
O Curso de Graduação em Matemática, na modalidade de licenciatura, tem por objetivos principais:
1. Formar profissionais em Matemática aptos para o exercício do magistério nos níveis dos Ensinos Fundamental e Médio;
2. Assegurar uma sólida formação para que os licenciados sejam capazes de exercer uma liderança intelectual, social e política e, a partir do conhecimento da nossa realidade social, econômica e cultural, e com o auxílio do conhecimento Matemático em sua plenitude, possam atuar efetivamente no sentido de melhorar as condições de ensino e aprendizagem vigentes, visando o desenvolvimento de princípios éticos e de solidariedade para o exercício pleno da cidadania.
Os cursos de formação de professores devem ter como objetivos:
1. Constituir competências profissionais referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática;
2. Compreender o papel social da escola, com o domínio do conhecimento pedagógico;
3. Conhecer dos processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional;
4. Dominar os conteúdos a serem socializados e seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar.