[PROJETO] Gestão de Informação do Trânsito com Acessibilidade para Deficientes Visuais

Descrição: O sistema computacional denominado Gestão de Informações do Trânsito com Acessibilidade para Deficientes Visuais, resumidamente TRANSITUS V, está sendo desenvolvido considerando a utilização de tecnologia assistiva. Para usar o TRANSITUS V, as pessoas cegas poderão utilizar leitores de tela, e/ou navegadores textuais e/ou navegadores com voz. A tecla "tab" poderá ser utilizada para navegar em links e formulários. Ainda poderão utilizar as setas para um maior detalhamento das informações disponíveis na tela. Uma outra vantagem, é o fato de contemplarmos para o desenvolvimento do TRANSITUS V, o processo unificado para o desenvolvimento de software. O processo unificado é composto por fases e disciplinas. As fases são de concepção, elaboração, construção e transição, no qual a concepção define o escopo do projeto, na elaboração são definidos os requisitos e a arquitetura, a construção é a implementação do sistema e a transição é a implantação deste. Como um terceiro ganho, destacamos a utilização de software livre para o desenvolvimento da ferramenta. Software Livre é todo programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem nenhuma restrição. O software livre tem seu modelo de desenvolvimento baseado no compartilhamento, ou seja, uma empresa ou desenvolvedor disponibiliza sua solução para a comunidade, que pode usá la e aprimorá la.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Lenardo Chaves e Silva - Integrante / Welliana Benevides Ramalho - Integrante / Cleone Silva de Lima - Integrante / Gracon Huttemberg Eliatan Leite de Lima - Integrante / Natalyany Nunes de Oliveira - Integrante / Márcia Aratusa da Costa Cruz - Integrante / Anderson de Lima Morais - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.

Vigência: 2010-2013

Membro: Pedro Fernandes Ribeiro Neto.