[PROJETO] Técnicas para Teclados Virtuais de Escaneamento com Entrada Única, Disposição Dinâmica de Letras e Sugestão de Palavras

Descrição: Para as pessoas com deficiência física e que não conseguem utilizar os dispositivos de entrada mais comuns, é necessário desenvolver aplicativos que facilitem seu acesso ao computador e a interação com o mundo. Com o objetivo de estudar uma melhor forma de implementar tais aplicativos, este projeto visa o desenvolvimento de técnicas e parâmetros a serem utilizados durante a construção de um teclado virtual de escaneamento voltado para pessoas com deficiência física. Em um teclado de escaneamento, os componentes da interface são escaneados de forma automática e sequencial. Assim, o usuário, através de uma entrada única (como um botão do teclado físico), seleciona o elemento desejado quando este estiver em foco. Será considerada uma disposição de letras de forma dinâmica, na qual as letras mudam de posição durante a execução para que as letras mais prováveis de serem digitadas pelo usuário sejam apresentadas nas posições mais facilmente acessíveis do teclado. Além disso, será implementada a sugestão de palavras de forma que, a partir de algumas letras inicias digitadas, sejam exibidas palavras entre as quais possivelmente estará aquela que o usuário deseja. Como estrutura de dados será utilizado árvores digitais por ser uma alternativa de baixo custo computacional e alto desempenho. Serão realizados testes para identificar o intervalo de escaneamento e a quantidade de letras por botão mais adequados, bem como mensurar a taxa de erros e a razão pelas quais eles ocorrem, no intuito de amenizá-los. Por fim, será feita a investigação de uma forma de inserir pontuação e acentuação e a frequência com a qual o usuário digita algumas palavras será levada em consideração durante os processos de predição de letras e sugestão de palavras. Com base nos resultados dos testes e na pesquisa bibliográfica, será desenvolvido um protótipo para validar as técnicas desenvolvidas e os parâmetros obtidos. Ressalta-se que este protótipo será testado por pessoas com deficiência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Cicilia Raquel Maia Leite - Coordenador / Natalyany Nunes Oliveira - Integrante / Romário Kionys de Freitas Dias - Integrante / Hugo Henrique de Oliveira Mesquita - Integrante / Cicilia Raquel Maia Leite - Integrante.

Vigência: 2012-2013

Membro: Cicilia Raquel Maia Leite.