Envio de TCC

[PROJETO] OTOLEITOR - Projeto de um Equipamento Médico-Hospitalar para o Testes Auditivo de Emissões Otoacústicas.

Descrição: O objeto deste projeto será o desenvolvimento de um equipamento médico-hospitalar, para a medição de emissões otoacústicas. Esse aparelho será aqui tratado como OTO-Leitor. O OTO-Leitor se baseia no mais novo método para a detecção de alterações auditivas da coclear. É um método objetivo, simples, não invasivo, dispensando o uso de eletrodos e que pode ser realizado em qualquer faixa etária, ressaltando-se a sua aplicação com recém-nascidos. Contribuindo assim, para o diagnóstico precoce e prevenção das deficiências de surdez infantis, pois quanto mais cedo a descoberta de um possível problema, maior a probabilidade de cura e melhoria de vida para o paciente. O método já é uma tecnologia conhecida, porém a sua implementação, desenvolvimento e fabricação do aparelho é praticamente inexistente no Brasil. Neste sentido, o projeto prevê a iniciativa de desenvolver um produto nacional substituindo importações com a incorporação de técnicas que facilitem a prototipação e diminuam o custo do OTO-Leitor. Neste contexto ainda podemos ressaltar que o teste auditivo em recém-nascido já é lei no Brasil. Assim, com o desenvolvimento e a produção do OTO-Leitor com baixo custo, um melhor atendimento aos serviços de saúde será promovido, pois ficará mais fácil do teste ser oferecido a população.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Pedro Fernandes Ribeiro Neto - Integrante / Francisco Milton Mendes Neto - Integrante / Ana Maria Guimarães Guerreiro - Coordenador / Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim - Integrante / Adrião Duarte Dória Neto - Integrante / Gláucia - Integrante / Heliana Bezerra Soares - Integrante / Carlos Evandro de Medeiros Fernandes - Integrante / Kayo Luann Nogueira Pinto - Integrante / Cicilia Raquel Maia Leite - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

Vigência: 2011-2013

Membro: Cicilia Raquel Maia Leite.